Autor: Arménio Cruz; João Apóstolo; Marta Campos; Pedro Machado; Armando Malcata
Revista de Enfermagem Referência
Fundamentação: A Artrite Reumatóide (AR) é uma das principais causas de incapacidade transitória e permanente para o trabalho, com importantes repercussões pessoais, económicas e sociais. O conhecimento e a informação que o doente tem sobre a sua doença são fundamentais na sua gestão.
Materiais e métodos: Estudo descritivo correlacional com o objectivo de caracterizar as necessidades educacionais de doentes com AR. Amostra: 122 doentes com AR seguidos em consulta externa de Reumatologia, seleccionados consecutivamente (71% mulheres, idade média 50,78, DP: 13,61 anos). Instrumento: “Educational Needs Assessment Tool” (ENAT), adaptado e validado para a língua portuguesa (PortENAT).
Resultados: Acima de 86% dos doentes considerou ser muito ou extremamente importante obter informação sobre todos os domínios avaliados, obtendo-se maior expressão na necessidade de informação sobre o processo da artrite (97%); as mulheres apresentaram níveis médios de necessidades educacionais mais elevados do que os homens; não houve evidência de associação entre as necessidades educacionais e a idade, o tempo de doença ou as habilitações literárias.
Conclusões: A identificação das necessidades educacionais dos doente com AR permitirá elaborar programas educacionais mais úteis e dirigidos, susceptíveis de uma posterior avaliação da sua eficácia através do mesmo instrumento (PortENAT), contribuindo assim para uma melhoria dos cuidados de saúde prestados aos doentes com AR, numa visão integrada do tratamento desta doença.