Enfermagem de Reabilitação Sensório-Motora em Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais: Revisão Integrativa de Literatura

Autor: Nisa Rubina Pereira Souto Rosa; Rosa Maria Lopes Martins

Revista de Enfermagem Referência

Enquadramento: A estimulação sensório-motora é uma das intervenções de Enfermagem de Reabilitação no contexto das Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN). Contudo, permanece incerta a conjugação dos elementos a integrar num programa sensório motor para obter resultados mais efetivos.
Objetivos: Identificar os elementos a integrar num Programa de Enfermagem de Reabilitação Sensório Motora (PERSM) destinado a Recém-Nascidos Pré-Termo (RNPT) internados em UCIN para que este seja mais eficiente no desenvolvimento desta população.
Metodologia: Revisão Integrativa da Literatura (RIL) pelo método PICO através da pesquisa em bases de dados eletrónicas. Foram incluídos 7 artigos, publicados no período de 2003 a 2013.
Resultados: Foram identificados 5 elementos a serem integrados num PERSM em UCIN: Técnicas de Enfermagem de Reabilitação, princípios dos cuidados centrados no desenvolvimento, instrumentos de avaliação, educação parental e continuidade de cuidados pós-alta.
Conclusão: Ao implementar um PERSM que inclua elementos que demonstraram elevada evidência científica consideramos que iremos melhorar a sua efetividade no desenvolvimento dos RNPT, com evidentes ganhos em saúde.

Rosa, N. R. P. S., & Martins, R. M. L. (2015). Enfermagem de Reabilitação Sensório-Motora em Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais: Revisão Integrativa de Literatura. Revista de Enfermagem Referência, (7), 139-147.

http://dx.doi.org/10.12707/RIV14036

http://hdl.handle.net/10400.19/3125

Deixe um comentário