Enfermagem de reabilitação: percurso para a avaliação da qualidade em unidades de internamento

Autor: José Augusto Pereira Gomes; Maria Manuela Ferreira Pereira Silva Martins; Maria Narcisa da Costa Gonçalves; Carla Sílvia Neves da Nova Fernandes

Revista de Enfermagem Referência

Neste artigo pretende-se apresentar um percurso para identificar fatores que contribuam para a qualidade dos cuidados de enfermagem de reabilitação em unidades de internamento e conceber um caminho para a criação de um instrumento de avaliação para a prática de cuidados de enfermagem de reabilitação.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada nos serviços de medicina de um hospital do norte do país, cujos participantes foram doze enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação e a metodologia de colheita de dados foi a entrevista semiestruturada.
Os resultados que emergem das narrativas dos participantes traduzem-se por um conjunto de atributos que ilustram o modelo proposto por Donabedian, baseado em três componentes do cuidado em saúde: estrutura, processo e resultado, a par com o conhecido ciclo de melhoria contínua proposto por Deming.
Analisamos as especificidades necessárias para boas práticas de cuidados de reabilitação.

http://dx.doi.org/10.12707/RIII1265

https://rr.esenfc.pt/rr/index.php?module=rr&target=publicationDetails&pesquisa=&id_artigo=2569&id_revista=24&id_edicao=90

Gomes, J. A. P., Martins, M. M. F. P. S., Gonçalves, M. N. D. C., & Fernandes, C. S. N. D. N. (2012). Enfermagem de reabilitação: percurso para a avaliação da qualidade em unidades de internamento. Revista de Enfermagem Referência, (8), 29-38.

Deixe um comentário