Autor: Sílvia Maria Moreira Queirós; Célia Samarina Vilaça de Brito Santos; Maria Alice Correia de Brito; Igor Emanuel Soares Pinto
Revista de Enfermagem Referência
Enquadramento: O desenvolvimento da competência de autocuidado na pessoa com ostomia de ventilação é descrito como impulsionador de uma transição saudável para a vida com uma traqueostomia. Um instrumento que permita avaliar a competência de autocuidado na pessoa com ostomia de ventilação auxilia a tomada de decisão do enfermeiro e promove a melhoria dos cuidados.
Objetivos: Construir um instrumento de avaliação da competência de autocuidado na pessoa com ostomia de ventilação.
Metodologia: Estudo de investigação metodológico. A validade de conteúdo foi obtida através do julgamento de peritos, com uma metodologia de tipo focus group. A fidelidade foi avaliada através do coeficiente alpha de cronbach. O instrumento foi aplicado numa amostra com 80 participantes, cuja técnica de amostragem foi não probabilística de conveniência.
Resultados: O estudo resultou num formulário constituído por 39 indicadores, organizados em 6 domínios, com boa consistência interna (alpha=0,89) e reconhecida validade de conteúdo.
Conclusão: A versão final do formulário construído é aplicável, sendo-lhe conferido potencial para uma futura investigação da sua validade.
Queirós, S. M. M., Santos, C. S. V. D. B., Brito, M. A. C. D., & Pinto, I. E. S. (2015). Construção do formulário de avaliação da competência de autocuidado na pessoa com ostomia de ventilação. Revista de Enfermagem Referência, (7), 51-60.